Educação ambiental

PROGRAMA NAS ESCOLAS

O Programa nas Escolas, iniciativa da Maris e de professores do Centro de Estudos do Mar em parceria com a Escola Estadual Profa. Sully da Rosa Vilarinho, em Pontal do Sul (PR), é um conjunto projetos de extensão inseridos na grade curricular dos alunos da escola Sully em 2017, cujo objetivo é levar conhecimentos da oceanografia, da pesquisa científica e da educação ambiental para as crianças e adolescentes de diferentes faixas etárias, de modo que eles conheçam melhor o local em que vivem. Além disso, o Programa sustenta os três pilares da universidade, sendo eles ensino, pesquisa e extensão, integrando o conhecimento técnico da universidade aos saberes locais.

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Projetos

Conscientização ambiental e formação de protagonistas por meio da reciclagem de lixo

As praias e oceanos são fortemente afetados por resíduos sólidos (plásticos, vidros, borrachas, metais, tecidos, isopor e outros), os quais são introduzidos exclusivamente por meio antrópico. Diante desse cenário, o projeto, cuja premissa consiste na conscientização ambiental e formação de protagonistas por meio da reciclagem de lixo, privilegia a integração entre o conhecimento científico dos discentes e docentes do Centro de Estudos do Mar e o conhecimento empírico dos educadores do colégio. Essa integração busca introduzir aos alunos de turmas do 6º ano uma base científica sobre o ecossistema marinho e os impactos ambientais causados pelo descarte incorreto de resíduos sólidos, a fim de promover uma conscientização ambiental eficiente, contribuindo para a formação desses alunos enquanto cidadãos.


Aprender a ver: a vida escondida na formação de protagonistas

O Aprender a Ver tem como objetivo proporcionar aos alunos a oportunidade de trabalhar com o microscópio aprendendo sobre animais da meiofauna, oceanografia e ecologia de praias, abordagem em sala de aula, que complementam as aulas práticas. Dessa maneira, terão acesso a práticas laboratoriais as quais geralmente não fazem parte de sua grade de estudos, desenvolvendo conhecimento científico, social e tecnológico sob novos olhares. O projeto atende os alunos do 7º ano do Colégio Sully e envolve os alunos e professores do colégio e do Centro de Estudos do mar.


Formação de Monitores Mirins para o diagnóstico ambiental e de mudanças climáticas em ambientes costeiros

O litoral do Paraná é classificado como uma zona costeira com risco considerável de impactos ambientais. Por isso, métodos que monitorem e traduzam as atividades humanas em impactos específicos nos ecossistemas e a espacialização temporal dessas atividades são fundamentais neste cenário atual. Com o objetivo de capacitar principalmente os alunos do ensino médio, o projeto busca implantar e capacitar os estudantes para um monitoramento periódico de variáveis ambientais de praias arenosas e manguezais.


Como Fazer Ciência no Mangue e na Praia

Elaborado para as turmas de ensino médio do Colégio Sully, o projeto Como Fazer Ciência tem como finalidade introduzir professores e alunos às estratégias básicas da ciência, recapitulando todos os passos da investigação científica e da sua comunicação. As atividades práticas, formatadas sob a forma de oficinas de trabalho de campo e laboratório, consistem em observações de campo, na definição de problemas de pesquisa, no estabelecimento de relações de causa e efeito entre fatos observados e respostas possíveis, na formulação de hipóteses ou predições e no seu teste experimental. O princípio geral desta atividade de extensão é fazer com que o público alvo perceba que pode ser agente ativo da produção de conhecimento novo e não apenas receptor passivo de conhecimento já pronto e formatado.

Contato

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