Permite a compreensão da dinâmica e morfologia das praias e suas possíveis mudanças de curto a longo prazo, como erosão e comportamento sedimentar.
Para se obter o entendimento do ambiente, é necessário a observação contínua de dados e o acompanhamento sistemático das variáveis ambientais físico-químicas e biológicas, sendo possível avaliar as condições dos recursos naturais em um determinado período ou ao longo de vários períodos.
O projeto tem como principal objetivo, o mapeamento pedológico semidetalhado da RNSM e RNST. Terá uma duração de seis semestres e resultará em um mapa de solos que subsidiará a atualização do zoneamento das Reservas Naturais, bem como será importante para o mapeamento das áreas de suscetibilidade à erosão, além da criação de um pedobanco que irá permitir o armazenamento organizado dos dados pedológicos produzidos na presente pesquisa, como também permitirá a integração das informações pedológicas dos levantamentos existentes e disponíveis nas porções de influência das Reservas Naturais estudadas. O mapa de suscetibilidade a processos erosivos nas trilhas e a avaliação do grau de compactação dos solos permitirá a revisão do programa de monitoramento das trilhas existentes, indicando algumas formas de intervenção nas trilhas, de acordo com a fragilidade dos solos.
Execução do monitoramento ambiental durante as obras de dragagem da APPA-PR, visando à execução dos serviços de campo, incluindo, mas não se limitando a realização de coleta de água, sedimento e biota aquática no Complexo Estuarino de Paranaguá – CEP. Os membros da Maris que efetuarem a demanda dos serviços serão capacitados em diferentes quesitos oceanográficos que dificilmente são encontrados na grade curricular da graduação, além de adquirirem horas embarcadas. São benefícios para a formação acadêmica e curricular.
Av. Anibal Khury, 2033, CEP 83255-976 - Pontal do Sul, Pontal do Paraná - PR
(41) 3511-8600